Religiões mais seguidas no mundo

Religiões mais seguidas no mundo

No mundo, existem mais de 7 bilhões de pessoas, cada uma com sua própria personalidade. Como parte da personalidade, as pessoas possuem crenças que servem como base para a formação de como que elas encaram a vida no quesito entre o bem e o mal.    Neste artigo apresentaremos as 8 religiões com mais adeptos no mundo.

1ºCristianismo

No mundo, o Cristianismo é a religião com mais adeptos. Atualmente são mais de 2 bilhões de cristãos. Esta religião prega os ensinamentos deixado por Jesus Cristo, nomeado filho de Deus. Seus seguidores acreditam na soberania de Jesus Cristo e que ele veio , morreu e no terceiro dia ressuscitou.   Com a morte de Jesus Cristo todos os Cristão acreditam que ele veio ao mundo a fim de resgatar a humanidade dos seus pecados com o seu arrependimento, e conduzi los  para a vida eterna.

2ª Islamismo

Os muçulmanos acreditam que Deus (Alá) é único e incomparável ao resto das outras religiões e que o propósito de vida de todos é adora-lo. Eles creem que o Alcorão é a versão completa dos ensinamentos de Alá.

3ª Hinduísmo 

Hinduísmo é uma tradição religiosa que engloba o bramanismo (crença da Alma Universal), um mundo cultural e religioso ordenado por castas da Índia pós-budista. É desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação, substituindo o nacionalismo.

4º Religião tradicional chinesa


“Religião tradicional chinesa”  com aproximadamente  400 milhões de adeptos)   é um termo usado para descrever uma complexa interação entre as diferentes religiões e tradições filosóficas praticadas na China.    Os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas, como o Confucionismo ao Taoismo,  Budismo e outras religiões menores.   Com mais de 400 milhões de praticantes, eles representam cerca de 6% da população mundial.

Fonte: Super Interessante

 5 ª Budismo

O Budismo é uma religião que abrange tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos deixados por Buda.    Essa doutrina busca a realização plena da natureza humana, crendo no ciclo contínuo da morte e do renascimento.

6º  Sikhismo (aprox. 20 milhões de adeptos)

Embora pouco difundido, o Sikhismo é a sexta maior religião do mundo.  A doutrina monoteísta foi fundada no século 16 por Guru Nanak  se baseia em seus ensinamentos.    O sikhismo nasceu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região.   Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

7 º Judaísmo

O Judaísmo se baseia no Originário da Torá Escrita e na Bíblia Hebraica. Eles creem nas leis dadas por Deus a Moisés e não acreditam que o Messias ( Jesus Cristo ), era realmente o filho de Deus, quando veio ao mundo.  E até hoje essa religião permane firme por mais de 3 mil anos.

8º Espiritismo


Espiritismo não é exatamente uma religião, com (aproximadamente com 13 milhões de adeptos),  também entra nesta lista.     A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857). E é no Brasil que se encontra a maior comunidade espírita do mundo: 1,3% da população do país é espírita.

Evangélicos ou Protestantes  

Bem esses eu deixei  para ser contado agora por último porque o Protestantismo que é o outro braço da maior forma Religiosa que é o Cristianismo, com mais de 900 milhões de adeptos em todo o mundo equivalente a 40% de toda a população mundial.   Originou-se com a Contra Reforma de Martinho Lutero  em 1517, onde aconteceu um movimento que ia contrária as ideias propostas pela Igreja Católica Romana  daquela época.    Desde então, os protestantes rejeitam a doutrina católica romana e não reconhece a supremacia papal e dos dogmas sacramentais da igreja, mas concordam entre eles sobre a presença real do Corpo do Cristo Vivo na Eucaristia.                   O protestantismo é popularmente considerado como tendo começado na Alemanha em 1517, quando Martinho Lutero publicou suas 95 Teses como uma reação contra abusos na venda de indulgências pela Igreja Católica Romana.     Que com a venda dessas indulgências pretendiam oferecer a remissão dos pecados aos seus compradores.    No entanto, o termo deriva da carta de protesto dos príncipes  alemães em 1529 contra o édital da Dieta de Speyer, que condenava os ensinamentos de Martinho Lutero, como heréticos.    Embora existissem rupturas anteriores a Martinho Lutero e tentativas de se fazerem uma reforma da Igreja Católica Romana,  notadamente por Pedro ValdoJohn Wycliffe e Jan Hus , somente Martinho Lutero é que conseguiu desencadear um movimento mais amplo, e duradouro que se perpetua até nos dias de hoje.    No século XVI, o luteranismo se espalhou da Alemanha para Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Letônia, Estônia e Islândia.           As várias denominações da igreja Protestante (ou calvinistas) espalharam-se na Alemanha, Hungria, Países Baixos, Escócia, Suíça e França por reformadores como João Calvino, Huldrych Zwingli e John Knox.     A separação política da Igreja da Inglaterra com o papa, sob o governo do rei Henrique VIII , fez surgir o anglicanismo na Inglaterra e foi no País de Gales, onde o movimento mais amplo dessa Reforma.

Os protestantes desenvolveram sua própria cultura, com importantes contribuições na educação, nas ciências humanas e nas ciências gerais, na ordem política e social, na economia e nas artes, e em muitos outros campos.

O protestantismo é diversificado, sendo mais dividido teologicamente  do que a Igreja Católica Romana, e sem falar também do terceiro braço da origem do Catolicismo , que é a Igreja Ortodoxa Oriental sem uma unidade estrutural ou autoridade humana central como o Papa.    Os protestantes lideraram o conceito de uma igreja única e indivisível, em vez de um corpo de Clérico ou figuras institucionais.     As igrejas Protestantes ao longo do mundo teve algumas denominações como: adventistasanglicanosbatistasluteranasmetodistas ,nazareno, pentecostais, entre outras.     As igrejas protestantes é denominadas, de evangélicas.   Os defensores da teoria da ramificação consideram o protestantismo uma das três principais divisões da cristandade, juntamente com a Igreja Católica Romana e a Ortodoxa, e é por isso que os Cristão são a maioria das religiões.

Conclusão

A crença interfere na personalidade de cada ser e o fato de tantas pessoas crerem em algo nos mostra que de certa forma a humanidade se sente necessitada de uma base religiosa que explique de alguma forma o motivo de sua existência. Se você segue alguma delas, compartilhe conosco nos comentários, um forte abraço e até uma próxima matéria…

Envie seu comentário